A Japanese Brazilian in Mexico

Comentarios da vida de uma brasileira niponica vivendo no Mexico! Quantas diferencas e similaridades entre estas culturas.....

quarta-feira, abril 25, 2007






ABORTO JA NAO É CRIME!

A Assembleia Legislativa da Cidade do Mexico aprovou ontem a lei que descriminaliza o aborto ate a 12 semana de gestacao.

Essa discussao tomou conta de todos os canais de TV, jornais, radio e as ruas. Muita gente contra e a favor. A Igreja sempre se opondo e fazendo ate ameacas (vao excomungar as mulheres que se submetam a esse procedimento). Muita discussao, muita briga e muitos sopapos foram trocados.

Mas lendo bem a lei, o aborto continua sendo crime sim. O que mudou entao na nova lei? Mudou o conceito de aborto. Antes, era considerado aborto toda interrupcao da gravidez a partir da fecundacao. Agora, aborto sao as interrupcoes a partir da 12a semana de gravidez. Ou seja, que antes dos 3 meses, o feto nao é considerado uma pessoa, portanto a induzi-lo a morte nao pode ser assassinato.

Independente das nuances da lei e da pressao da religiao, esse assunto é sempre polemico e somente uma mulher que sofre o dilema é que pode decidir o destino do seu bebe e o seu. Sendo ou nao crime, eu acho que quem decide pelo aborto tem que estar consciente das suas consequencias, desde as pós operatórias (dores, hemorragias, periodos de repouso, curetagem) como as sequelas psicologicas (culpa, angustia, depressao) e quem sabe, as divinas tambem.

Foto: Manifestante anti aborto na Cidade do Mexico. Fonte: Folha de Sao Paulo




UMA SEXTA FEIRA 13 DE VERDADE!

13 de abril de 2007, sexta-feira

0:40 da manha. Um terremoto de 6.2 no estado de Guerrero faz com que a Cidade do México sinta um tremor com 5.2 de intensidade. Eu estava acordada e senti. Medonho!

08:15 Transito infernal. Parece que nenhum semaforo funciona nessa cidade.

09:20 Chefe chamando pra reuniao. Pra variar, cobra um monte e faz pouco.

10:00 Fiz as transferencias eletronicas do salario dos funcionarios. E errei numa quantia. Merda! Vou ouvir do chefe!

12:45 Verifico que meu nome veio errrado na minha passagem pro Brasil. Vou ter que ir uma agencia no fim de semana.

13:30 Nao trouxe almoco e nao tenho dinheiro. Tive que comer uma lata de atum, com seleta de verduras e maionese com bolacha agua e sal.

15:00 Outra vez o chefe me chama pra dizer que o que eu ja sabia. So enchecao! Ele ta com a macaca hoje!

16:00 Acho que vi um fantasma passando pela janela (ultimamente, isso tem acontecido com frequencia)

17:00 Uma japonesa que trabalha com a gente e eu acha que era legal faz um discurso dizendo que os nao-japoneses (eu e a mexicana) nao trabalhamos direito, que nao existe comunicacao e que ela espera que trabalhemos como japoneses! ..... merda! Se quer que eu trabalhe como japa, me paguem como japa!

18:00 Gracas a Deus o expediente acabou!

20:00 Ainda nao consegui chegar em casa! Que droga!

21:00 Melhor ir logo pra cama dormir, pq esse dia foi do cao!


terça-feira, abril 10, 2007


É TEMPO DE JACARANDA!
Estamos em plena temporada de Jacaranda (Jacaranda misifolia) e as ruas estao totalmente pintadas de roxo! Um espetaculo!
Essa foto ficou torta, mas da pra se ter uma ideia de tao bonitas que elas ficam. Existem bairros inteiros que so tem esse tipo de arvore, que é bem comum aqui no México. Escutei que essa era a flor simbolo do México, mas nao tenho certeza. Mas com certeza, é sao um deleite para os olhos!

terça-feira, abril 03, 2007

DEPOIS DE FUDER, PUM!
Eu pensei que FUDER (Fuerza Democratica Revolucionaria) era a legenda politica mais engracada que eu poderia encontrar no México (http://a-japanese-brazilian-in-mexico.blogspot.com/2006/11/pt-pmdb-psdb-pv-pstu-pqp.html).
Mas agora eu encontrei outra: PUM Partido Unidos por México!http://www.armonia.cl/noticias/notis_2005/01_2005/280105_unidos.htm
É muito pra minha cabeca.....

segunda-feira, abril 02, 2007


MMMMMMUUUUUUUÁÁÁÁÁÁÁÁ!
Otra da tia do café:
"Senhora.... tenha mais cuidado na hora que estiver lavando as canecas de cafe e os copos, pq esta sobrando as marcas de batom nas bordas...."
"Ai, eu nao tenho culpa. Voces é que deveriam de usar menos batom!"
.............
.........
......
....
..
.