GRANDES PERDAS ECONOMICAS- TURISMO
Muita gente me escreve perguntando se estou bem. Como disse antes, fisicamente eu me sinto bem, mas estou muito preocupada pela ecomonia.
Traduzi um trecho de uma repostagem que saiu no jornal Publimetro do dia 29 de abril
"O turismo estrangeiro é essencial para o México, mas agora esta em risco. Esta atividade se traduz em mais de 13 bilhoes de dolares anuais para o país, é a terceira fonte de renda y gera mais de 15% dos empregos no país. México é o primeiro destino turistico na América Latina, o segundo no continente americano e o oitavo no mundo.
Mas agora atravessa um momento crítico. Abalado pela crise economica e a violencia gerada pela "guerra" do governo mexicano e o narcotráfico, o setor turístico vem sofrendo muito esses últimos meses.
Entre janeiro e fevereiro de 2005 por exemplo, o país recebeu a visita de mais de 16 milhoes de turistas estrangeiros. Quatro anos depois, essa cifra diminuiu em 2 milhoes de chegadas"
Como trabalho nesse setor, fico muito apreensiva com os acontecimentos. Amanha é feriado prolongado e nao sabemos se ao voltar na segunda, teremos trabalho ou nao.
A Japanese Brazilian in Mexico
Comentarios da vida de uma brasileira niponica vivendo no Mexico! Quantas diferencas e similaridades entre estas culturas.....
quinta-feira, abril 30, 2009
TOQUE DE RECOLHER
Ontem eu falava pro meu esposo que so faltava ter toque de recolher pra gente se sentir numa guerra mesmo. Agora já nao falta.
As 23:00 de ontem, o presidente foi ao ar pra anunciar a medida de paralizar todos o servioo público de amanha até o dia 5. So ficaram abertos os servicos essenciais, como saúde (óbvio), bancos, postos de gasolina e supermercados. Ele pede que o setor privado tambem siga essa recomendacao para evitar o contágio da doenca.
Dia 1 como no Brasil é Dia do Trabalho e feriado nacional. Dia 5 se comemora a Batalha de Puebla é eh facultativo. Eles aproveitaram e emendaram tudo, já que as escolas tabém estao fechadas e pedem as famílias que fiquem em casa, aproveitando para desfrutar o ambiente familiar.
Ontem, com o anúncio da fase 5, muitas pessoas se desesperaram e foram estocar comida. A recomendacao é que comprem o suficiente para uma semana, para que nao precise sair por qualquer coisa. A coisa é evitar sair de casa.
Uma medida tomada ontem obriga a todos os motoristas de onibus e taxi que usem mascaras e luvas e a recomendacao é que desinfectem seus carros pelo menos uma vez ao dia. Se nao obedecerem, serao multados e podem ter seus carros apreendidos.
O exercito já está nas ruas distribuindo máscaras e dando informacao. Agora só falta os tanques e sim já estaremos com cenário de guerra completo.
quarta-feira, abril 29, 2009
FASE 5= GUERRA
O que prevíamos aconteceu. Há meia hora atras, a OMS elevou o grau de pandemia de 4 para 5. Isso, em poucas palavras, significa guerra!
O governo manda que usemos mascaras, nao deixa as criancas na casa, proibe reunioes, nao nos deixa comer em qq lugar, a economia para, os escritórios estao fechando, assim como o comércio. Só que o inimigo agora é outro.
Já se fala em fechamento das fronteiras e ja existe um boato que a Embaixada do Japao vai mandar um aviao so pra levar os cidadaos japoneses. Alias, a Embaixada do Japao estava atualizando a sua pagina com a situacao para deixar os cidadaos informados de tudo.
Ontem eu entrei na pagina da Embaixada do Brasil e o que encontro eh uma foto do Lula com o Calderon de 2007. Como sempre, eles deixam a gente na mao de Deus. So espero que Deus continue brasileiro e me proteja do que pode acontecer.
OS EXTREMISTAS DA PANDEMIA
A gente escuta de tudo nessa crise.
As recomendacoes do governo sao:
- Lavar as maos varias vezes ao dia;
- Evitar lugares fechados e com muita gente;
- Nao cumprimentar com as maos ou beijos;
- Usar mascaras cirurgicas;
- Nao compartilhar talheres, pratos e copos;
- En caso de apresentar qualquer sintoma, dirigir-se imediatamente a um centro de saúde.
Agora olha o que a gente tem que escutar pelas ruas, no escritorio e ate mesmo dos familiares.
"O governo esta exagerando. Isso é pra desviar a atencao das pessoas para coisas mais importantes. Foi o Obama que falou pro Calderon(presidente do México) fazer isso pq tem muito $$ em jogo da industria farmaceutica"
"Uma máscara nao protege nada. Se tem que pegar, pega. Nem uso isso, é ridiculo"
"É uma doenca que tem cura. É so comprar o Tamiflu e tá tudo certo."
"Nao vou poder mais beijar a minha namorada, nao posso ir tomar cerveja no botequim e nao posso ir no estadio ver jogo? Prefiro morrer mesmo!"
"Nao se deve comer carne de porco. É gripe por contagio com porcos"
"O pior ja passou! Já temos menos numeros de casos. Isso vai terminar em uma ou duas semanas. Nao há motivo para panico"
Por outro lado:
"Tem que usar a mascara ate dentro de casa! O virus ta no ar"!
"Vai faltar comida! Vamos estocar comida!"
"Na Bilbia diz que o apocalipse ia ser anunciado com a subida ao poder de um rei negro. Tai o Obama! Isso é coisa do demonio, vai acabar com a gente. Esta escrito até na profecia Maya"
"Tem que lavar as maos, depois usar gel com alcool e se possivel, usar luvas. Nao da pra vacilar"
"Essa é estrategia do governo pra desviar a atencao! Eles estao aprovando uma lei que permite o porte de pequenas quantidades de drogas sem ser considerado trafico. É coisa dos narcotraficantes! O pais ta vendido"
"Ja morrreu muito mais gente do que o governo diz! Eles estao mascarando os dados"
Quem está falando a verdade? Quem está mentindo? Quem arrisca a saúde questionando essas frases? Eu nao.
NAO DUVIDE, TUDO PODE PIORAR
Uma amiga me escreveu perguntando se tudo que ela via na TV no Brasil sobre o México era verdade, se nao era exagero do jornalismo sensacionalista.
A verdade: nao... nao é como voces estao vendo. É pior.
Primeiro foi o fechamento das escolas de pre escolar ate Faculdades da Distrito Federal, Estado de México e no Estado de San Luis Potosi. Depois a norma foi extendida pro resto do pais e para as creches tambem ate o dia 6 de maio. Resultado: milhoes de criancas e jovens presos nas casas e maes se desesperando por nao ter com quem deixar aos filhos menores. O governo pede aos patroes que sejam mais flexiveis diante da situacao.
Depois foram os cinemas, teatros e museos, alem de concertos e shows.
A Federacao de Futebol decidiu continuar com o calendario de jogos, mas todos com portas fechadas. So em entradas, a perda estimada é de $90 milhoes de pesos (uns 6,5 milhoes de dolares).
Agora a norma tambem vai para restaurantes, bares e discos. Os restaurantes estao autorizados a vender so comida para viagem. Isso afeta a 400 mil empregos diretos e mais de 900 mil indiretos, dentro desse setor.
Cuba e Argentina ja declaram que vao cancelar todos os voos para o México e outros paises estao seguindo o exemplo. Russia, Franca, Israel, Chile ja estao falando tambem em cancelar. Japao comecou desde ontem a exigir o visto de entrada ao pais para os mexicanos, que antes entravam sem visto em caso de turismo. E entre os documentos necessarios, se pede um certificado médico. Alem disso, todos os passageiros serao monitorados dentro do aviao e mesmo depois que entrem ao pais, podem ser monitorados e se apresentam qq sintoma, serao isolados para examinar o estado de saúde.
Mesmo que a situacao de saúde melhore, nao sabemos quanto tempo vai ser necesario para a economia voltar ao normal. Estavámos tentando sobreviver depois do baque que foi a crise imobiliaria dos EUA e agora essa. Sinto que o que estamos passando agora é equivalente a um tsunami.
Marcadores: Gripe suina
terça-feira, abril 28, 2009
Marcadores: Gripe suina
sexta-feira, abril 24, 2009
Gripe Suina- Mexico em Alerta!
Ontem de noite (23Abril) o Ministro da Saúde e o Presidente Felipe Calderón foram a cadeia nacional para dar o alerta epidemiologico de gripe suína, uma variante da gripe aviaria. A noticia completa voces podem ler na pagina da Folha de Sao Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556059.shtml
Hoje se suspenderam todas as aulas de pre ate universidades do setor publico e privado. A coisa esta tao feia que ja dizem que esta medida vai seguir toda a proxima semana e se estendera a todo o servico publico, com excepcao de Saúde, claro. Essa medida so foi tomada uma vez no México, depois do Grande Terremoto de 1985.
A populacao pirou! Virou histeria coletiva, dessas que a gente so ve em filme. Todo mundo saiu correndo pra comprar mascaras cirúrgicas que tiveram seu preco super inflacionados (de $0.50 que se compra normalmente ate a $10pesos!!!!). Além das máscaras, as pessoas foram atrás de vitaminas e antivirais. Um doutor amigo da família ligou pro meu cunhado a 5 da manha avisando pra ir ao supermercado e estocar comida para pelo menos 2 meses! Palavras de um doutor. Claro que as pessoas se desesperaram.
Ja existem mais de mil casos nao confirmados, 67 mortes dos quais, 20 ja foram confirmados que foram por influenza.
A "influencia" (desculpe o trocadilho) direta da minha vida é que já se espera que muitos turistas japoneses cancelem sua viagem para o México e que alguns países comecem a evitar os turistas mexicanos. Assim, o setor turismo se verá afetado diretamente sobre esta epidemia. E considerando que esta é a segunda economia do México, é de se preocupar.
Por enquanto, procuro estar tranquila para evitar mais histeria, mas vendo os noticiários na TV, na verdade a gente fica preocupado.
Espero que o Deus brasiliero ajude aqui aos hermanos mexicanos.
Marcadores: Gripe suina