A Japanese Brazilian in Mexico

Comentarios da vida de uma brasileira niponica vivendo no Mexico! Quantas diferencas e similaridades entre estas culturas.....

quarta-feira, setembro 20, 2006


SABORES INUSITADOS

Aqui no México, qq brasileiro se espanta com as combinacoes de sabores existentes. Em primeiro lugar é o chile, pimenta para os tupiniquins. Eu nunca fui fan de pimenta e pra mim, ser ardida bastava para ser considerada pimenta. Aqui nao. Sao milhares de tipos de chiles e cada um com sabor, aroma, cor e texturas diferentes. Eu ja me atrevi a preparar pratos mexicanos em casa. E sirvo com a maior expectativa que meu marido mexicano me diga: "Nossa querida! Ta delicioso! Ja se pode considerar uma mexicana!" Mas o unico que eu escuto é: "ai, querida, vc errou no chile de novo. Nao era esse. Mas nao se preocupe, ta comivel".
Outra coisa que faz os brasileiros (e incluo outros estrangeiros) sao os doces. Esse ai da foto se chama Pulparindo e é um dos meu favoritos. Eu ja levei alguns pro Brasil e alguns tiveram a oportunidade de provar. Como a embalagem diz, é doce de polpa de tamarindo, salgado e apimentado. Nao entendeu? É um doce salgado e apimentado. A 1a vez, como muitas coisas nesta vida, é inesquecivel! Vc acha que esta comendo um umeboshi (um tipo de conserva de ameixa japonesa), mas é mais doce e muuuuuito apimentado. Comi e achei horrivel. Fiquei perguntando como alguem podia comer aquilo, ate que virei e vi meus sobrinhos e uma cunhada brigando pra ver quem comia o ultimo da caixa. E olha que tenho sobrinhos de 4 anos, hein! Aqui, é super normal as criancas bem pequenas, de 2 anos, estarem comendo coisas com chile. Balas, pirulitos, sorvetes, sanduiches, chiclete, o que vc imaginar, vc vai encontrar um versao de doce com chile. Antes eu achava estranho, mas agora ate gosto! Alias, pra quem chegou a comer pimenta com chocolate que chegou a ser vendido ai no Brasil, aquela pimentinha aqui no México nem seria considera pimenta.... muito fraquinha. Alias, descobri outro dia outro uso para este doce: qdo eu estou com sono, como um e passa rapidinho, melhor que qq cafe! Nao sei se é o acucar ou a pimenta, mas alguma coisa me faz despertar.
As frutas tb estraram na danca. Se no Brasil tem gente que coloca sal na laranja ou na melancia pra comer (principalmente os japoneses), aqui no México é na base do chile piquin seco e moido. Melancia, melao, abacaxi, mamao, maca... o que vc imaginar, eles colocam o pozinho vermelho e mandam bala! Isso, eu ainda nao consigo acostumar!
Outra coisa que eu achei esquisitissima foi um suco que eu comprei. Eu li na embalagem: agua mineral com aloe Vera e vitamina C. No Japao é comum encontrar iogurte, gelatinas e algusn sucos com aloe vera. Comprei pra experimentar, mas depois do primeiro gole, aquilo nao me fez lembrar de nada que eu tivesse provado antes. Ate que li bem a embalagem e dizia: agua mineral sabor pepino com aloe vera e vitamina C! AAAAHHHHH!!!! Dai eu soube que no México é normal tomar suco de pepino! Bleeee! Alias, aqui tb é bem comum encontrar em cada esquina de manha, um carrinho que vende frutas cortadas em um copao pra vc comer de cafe da manha. E no meio das frutas, esta sempre o pepino, que aqui tanto se como como fruta (com acucar, mel, iogurte ou chile) ou como verdura (em salada).
Alem disso, tem o famoso Mole Poblano, que é um caldo de frango bem grosso (tipo o curry rice japones), mas é feito com uma mistura de varios chiles, nozes, amendoas e chocolate! Delicioso!
A culinaria mexicana é muito rica e diversificada. Aqui, eles gostam muito de misturar os sabores. Apesar de quase tudo ser muito apimentado, é comum surpreender-se com misturas de doce e salgado, doce e apimentado, salgado e acido, acido e apimentado... aqui, nunca é monotono comer! É uma montanha russa de sensacoes e sabores!