A Japanese Brazilian in Mexico

Comentarios da vida de uma brasileira niponica vivendo no Mexico! Quantas diferencas e similaridades entre estas culturas.....

segunda-feira, janeiro 07, 2008

DIA DE REIS
Ontem foi Dia dos Santos Reis (os Tres Reis Magos). Com isso termina o que chamamos aqui no México de Maratona Guadalupe-Reis. Isso comeca no dia da Virgem de Guadalupe (padoreira do México) no dia 12 de dezembro, passa pela temporada de Posadas (que relembram a peregrinacao de José e Maria para chegar a Belém, pedindo pousada nas casas por onde passavam), Natal, Ano Novo e termina no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Essa Maratona tambem é conhecida como Maratona da Engorda! Mas como diz o Zé Simao da Folha de Sao Paulo, o problema nao é o que voce come entre Natal e Ano Novo e sim, o que voce come entre o Ano Novo e o Natal!!!
Os presentes das criancas mexicanas sao trazidos pelos Reis Magos e nao pelo Papai Noel, como estamos acostumados no Brasil (eu tenho uma vaga lembranca da infancia sobre os Reis Magos trazendo doces pras criancas). E pensando bem, catolicamente falando é mais lógico. Sabem que até existe uma campanha na Espanha chamada "Yo soy de los Reyes Magos" que tentam voltar a tradicao dos Reis que dizem ser mais arraigado a Espanha, boicotando o Papai Noel que seria somente uma "má influencia" marketeira dos Estados Unidos.
Bom, polemica a parte, outra tradicao que segue aqui no México independente da "má influencia" americana é a Rosca dos Reis. Entre os dias 5 e 6, nas casas, escritorios, escolas e em todos os lugares as pessoas se unem e partem a rosca, que tem traz escondida algumas imagens do Menino Jesus (normalmente é um bonequinho de plastico branco). Cada pessoa escolhe um lugar e corta a rosca. Se o pedaco partido tiver um bonequinho, a pessoa tem que pagar os tamales (um tipo de pamonha doce ou salgada) para todos no dia 2 de fevereiro, dia da Candelaria. E dependendo do tamanho da rosca, pode ter de 1 ate 10 bonequinhos. Ou seja, tirar o bonequinho é quase um castigo que uma bendicao, ao contrario do que acontece na Espanha, Franca ou outros paises, onde quem tira a imagem, é o Rei por um dia, ou dizem que terá sorte em todo o ano (a sorte comeca em nao engolir o bonequinho por engano, hehehe).
Bom, esse ano, milagrosamente eu nao tirei nenhum bonequinho! Pode ser que eu nao tenha sorte, mas pelo menos, nao precisarei abrir a carteira!
Foto 1: A rosca de Reis do trabalho. Sorte que eu consegui tirar uma foto antes dela acabar!
Foto 2: Um bonequinho da sorte (?)

Marcadores: , ,